11 DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA NO CONDOMÍNIO EM 2022 - Wecondo
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11 DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA NO CONDOMÍNIO EM 2022



11 DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA NO CONDOMÍNIO EM 2022


Novo ano chegando e com ele surgem novas promessas, novas metas, novas estratégias... Não podemos negar que final do ano é época de planejamento, visar como chegar a novas realizações.

A nossa proposta de hoje é que aproveitando esse embalo de planejamento, você possa traçar alguns objetivos para seu condomínio. Veja algumas ideias que anotamos para colocar em prática no ano de 2022.

 

FICAR ATENTO A IMPERMEABILIZAÇÃO PREDIAL

Uma das coisas mais negligenciadas nos condomínios e a impermeabilização predial. Contudo, dados apontam que em todos o país, o percentual de condomínios afetados por ocorrências de infiltração atinge 80%. Por isso, não deixe de realizar vistorias periódicas e haja em prol das áreas que estão necessitando desse serviço.

 

NÃO HESITAR EM CUIDAR DA SEGURANÇA DOS MORADORES

O condomínio precisa ser seguro para todos, desde uma criança até para o senhor do primeiro andar. Para essa segurança é necessário muito mais do que sistema de monitoramento, que não deixam de ser extremamente importantes. Existem áreas que merecem uma segurança elevada, como em áreas de piscina no verão, estacionamentos, e outros, que podem acabar se tornando palco para acidentes dependendo da ocasião.

 

EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA

Vemos muitas notícias sobre a falta de água que acontece pelo país, e os condomínios não só podem como devem promover ações para o uso consciente deste bem. Não só por causas financeiras, mas pela proteção que devemos dar ao meio-ambiente, o síndico pode promover campanhas de conscientização, por exemplo.

 

CAPTAR E REUTILIZAR A ÁGUA

Outra condição para evitar o desperdício de água é reutiliza-la. Muitos condomínios têm se aliado em sistemas de captação de água, a instalação de um sistema de captação de água de chuva para ser utilizada na lavagem de garagens e área de lazer, o que pode ser um ótimo investimento.

 

CRIE UM CRONOGRAMA DE MANUTENÇÃO CONDOMINIAL

Um calendário com planejamento de manutenção mensais, semestrais e anuais fazem com que a qualidade e o nome do seu condomínio não sejam manchados. Além de ter previsões de despesas anuais, o que facilita em casos de troca de gestão sindical e auxilia no processo financeiro interno.

 

CUIDAR DO CONFORTO E NECESSIDADES DOS MORADORES

Você já se questionou se sua prestação de serviços realmente está satisfazendo os condôminos? Reflita:

  • Se um idoso da sua família precisasse passar uns dias em seu apartamento, o prédio estaria adequado às necessidades dele?
  • Se um morador do seu prédio sofrer um acidente hoje e precisar depender do uso de muletas e cadeira de rodas, o prédio estaria preparado para recebê-lo?

Não deixe de investir nas adaptações necessárias para suprir tais necessidades, lembre-se, sempre tem uma primeira vez.

 

CRIE CAMPANHAS E ENVIE INFORMATIVOS

Muitos especialistas sugerem que os síndicos mandem um informativo periodicamente para que os condôminos se informem sobre o que ocorre no condomínio. Não perca a chance de inserir informativos sobre a prevenção de doenças como COVID-19 e Aedes Aegypti.

 

SOME FORÇAS COM OS MORADORES PARA QUE TUDO ACONTEÇA DE MELHOR FORMA

O condomínio é a casa dos moradores e é essencial que todos entendam a importância da sua participação para manter um ambiente leve e bom de viver. O síndico sozinho pode não dar conta de tudo e a conscientização deve fazer parte da rotina de cada morador.

 

DÊ ATENÇÃO À SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é algo que não pode se perder do nosso ponto de vista. Incentivar os condôminos a separar o lixo, realizar coleta de óleo e tratar sobre economia de energia e água são formas de ajudar o condomínio, fazer dos moradores pessoas mais humanas e cuidar do planeta.

 

ACOLHA NOVOS MORADORES COM UM KIT BOAS VINDAS

Com um ano onde vimos que a satisfação do cliente é o pilar do crescimento dos negócios, na gestão condominial não pode ser diferente. Muitos síndicos têm feitos kits para dar uma boa experiência aos seus moradores, além de fazer do momento de mudança algo mais leve. Veja um exemplo de kit:

  • Lista de contatos (com meios de comunicação com o síndico, subsíndico, administradora e também com os nomes e funções dos funcionários do condomínio, além de contatos emergenciais, como a empresa de manutenção de elevadores, por exemplo);
  • Cópia da Convenção Condominial e Cópia do Regimento Interno;
  • Ficha cadastral a ser devolvida para o síndico (aproveitando para coletar os dados dos novos moradores, para envio de informativos e cobranças, por exemplo);
  • Uma bolachinha e uma bebida para acompanhar.

Coloque essas dicas em prática e veja como sua gestão condominial pode fluir melhor. Precisa de ajuda? Fale conosco, somos uma plataforma de gestão de condomínios com vasta funcionalidades e temos toda a expertise para ajudar você, síndico ou administradora, nessa missão tão importante!

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