A cada ano que se passa surgem novas técnicas de vendas e todos devem se adequar a cada cenário e época. Em vista de constantes mudanças, gestores e profissionais de todas as áreas comerciais e segmentos devem se educar constantemente para não ficar para trás.
O principal objetivo de qualquer segmentação é crescer exponencialmente. No entanto, essa tarefa pode ser desafiadora para as empresas que trabalham com contratos de valores mais alto, como as administradoras de condomínios.
Processos assim, são mais demorados e envolvem muitas partes para dar continuidade a deliberação. Na espera de fechar um negócio, vendedores inexperientes muitas vezes acabam apelando para técnicas que façam o cliente não fechar ou ficar confuso sobre a prestação de serviços da administradora em questão. Acontecimentos assim, passam a imagem de algo “apelativo” que no fim das contas acabam irritando o futuro cliente.
Quanto mais natural for o processo de venda, mostrando a preocupação genuína em resolver o problema das clientes/condômino ou síndico e não somente realizar uma venda, mais chances o vendedor terá. Um dos métodos que muitas administradoras de sucesso utilizam, é o SPIN Selling, que trata sobre uma técnica desenvolvida por Neil Rackham, que incentiva o futuro cliente a descobrir e revelar suas necessidades.
DIFERENÇA ENTRE SÍNDICOS E ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIO
Devemos saber que a contratação de uma administradora de condomínios não substitui o trabalho do síndico condominial. Caso haja a contratação, o síndico deixa de atuar como gestor direto e se torna uma mistura de chefe e supervisor, o mesmo dá as ordens à administradora e visa garantir que os serviços sejam executados conforme dado no contrato, legislação e normas internas do condomínio. Assim, o síndico continua sendo fundamental para uma boa e eficiente gestão condominial.
É importante destacar que, não cabe a administradora a tomada de decisões referentes ao condomínio, esse papel é único e exclusivo do síndico. Conforme diz o Art. 1.348 do Código Civil, o síndico é o responsável direto pelo condomínio, podendo responder civil e criminalmente por problemas na gestão. Desta forma, existe uma responsabilidade solidária entre condomínio e administradora.
Em casos de má gestão, ambas as partes podem ser responsabilizadas judicialmente.
A IMPORTÂNCIA DE APRENDER NOVAS TÉCNICAS DE VENDAS PARA SUA ADMINISTRADORA
O mundo, a economia e o mercado mudam constantemente e as suas técnicas de vendas precisam estar alinhadas ao que o tempo pede. Os hábitos de consumo mudam e os próprios consumidores também, e por isso é essencial que todos os vendedores estejam atentos aos atuais comportamentos que andam junto com essas transformações.
Graças a tecnologia, os consumidores podem realizar pesquisas rápidas e ter certeza da veracidade daquilo que o vendedor está dizendo. Deste modo, o estudo do time comercial de uma administradora de condomínio deve estar sempre sendo atualizado.
Há muitas técnicas de vendas para diferentes nichos de mercados, produtos e serviços. Para negociação de valores mais altos, como os de uma administradora de condomínios, os processos acabam sendo mais demorados, sendo preciso métodos de vendas assertivos e que geram confiabilidade no consumidor.
Com as técnicas de SPIN Selling, o principal objetivo é entender as necessidades e dores dos clientes, antes mesmo de oferecer o serviço. Essa técnica amplia a visão do vendedor para resolução do problema, resolvendo as dores necessárias e aumentando suas chances de vendas.
4 TÉCNICAS DE VENDAS INFALÍVEIS PARA SUA ADMINISTRADORA
PROFISSIONALISMO EM PRIMEIRO LUGAR
Não há forma melhor de promover sua empresa ao seu público alvo do que mostrando que a sua administradora age com seriedade e disponibiliza serviços de qualidade. Para isso, é preciso se manter um bom relacionamento com seus clientes, fazendo com que ele sinta que a empresa se preocupa com ele e suas necessidades.
Do mesmo modo, agir com transparência é fundamental para divulgar o profissionalismo e a confiança da empresa. Deixe claro para seu cliente esse ponto, por meio de ações, que sua administradora tem postura séria quanto aos ganhos e investimentos e apresente para ele a maneira como é tratada a gestão de contas e gastos condominiais, por exemplo.
Busque entender e conhecer a necessidade de todos os clientes, e ofereça soluções especificas para dores especificas.
CONHEÇA O SEU PÚBLICO-ALVO
O pilar principal da venda é saber o que vender e para quem vender. Isso porque, com o entendimento do perfil do cliente, o vendedor desenvolverá estratégias eficientes direcionadas as pessoas certas.
A personalização dos serviços garante que as ações de marketing e vendas da sua administradora tenham resultados reais. Para conhecer cada vez mais seu público, busque estudar questões socioeconômicas, características perseverantes da região e as necessidades dos clientes.
Entender cada ponto do seu público-alvo é crucial para encontrar maiores resultados nas vendas entendendo as dores e dificuldades de cada consumidor e assim solucionar de maneira eficiente e com confiabilidade.
PROMOVA EVENTOS E PROMOÇÕES QUE ENGAJEM SEUS POSSÍVEIS CLIENTES
A promoção de seus serviços é um método infalível para mostrar ao público e ao mercado os serviços prestados pela sua administradora e suas qualidades. Apostar em eventos presenciais e online, são métodos eficientes para mostrar que sua administradora tem as soluções que os respectivos clientes precisam.
Por isso, é fundamental saber quais são as dores, necessidades e expectativas dos seus clientes, como dissemos acima. Nesses eventos o foco pode estar nas suas propostas e com amostras dos seus diferenciais, como as inovações que são integradas em seus serviços ou as garantias que sua administradora dá para seus clientes.
SE ALIE A TECNOLOGIA
Nos dias atuais, sem dúvida alguma, a maior técnica de venda é usar e abusar das tecnologias. A mesma inova e melhora sua prestação de serviços, além de facilitar a vida de seus clientes, torna-se visível o dinamismo do trabalho e a forma de relacionamento com os mesmos.
Sem dúvida alguma, as administradoras de condomínio que querem crescer, devem se adequar a meios tecnológicos, somente assim, a mesma estará presente na vida dos consumidores e se mostrará uma administradora que segue aquilo que é proposto pelo mercado, para o melhor do consumidor.
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