Plantas em apartamento: Saiba como cultivar e qual a melhor espécie para apartamentos - Wecondo
Já é Cliente? (35) 9 8831-3867
Não é Cliente? (35) 3292-4700

Plantas em apartamento: Saiba como cultivar e qual a melhor espécie para apartamentos



Plantas em apartamento: Saiba como cultivar e qual a melhor espécie para apartamentos


Para moradores de apartamento, espaço não é problema para o cultivo de plantinhas, elas cabem em qualquer cantinho e são excepcionais para quem gosta de decoração com plantas e um ar mais fresco.

Cultivar plantas em apartamentos pode ser mais fácil do que você imagina, além de ser prazeroso e saudável. Existem muitas maneiras para cultivar plantas em espaços menores, e nesse post iremos te mostrar quais são as melhores espécies, como cuidar e duas dicas extras MARAVILHOSAS para que suas plantinhas cresçam firmes e saudáveis. Vamos lá?

 

PRIMEIROS PASSOS PARA CULTIVAR PLANTAS EM APARTAMENTO

Antes de cultivar seu próprio jardim, é preciso saber que a espécie é fundamental. Algumas plantas têm necessidade de apartamento, outras da luz do sol contínua, algumas espécies se adaptam bem a sombra e ao clima mais frio. Considerando essas condições, se torna mais fácil a escolha da planta, sem dificultar sua evolução e seu crescimento.

 

QUAL SUA DISPONIBILIDADE?

Outro ponto que deve ser observado é o tempo que você terá disponibilidade para que aconteça o cuidado das plantinhas. Muitas espécies precisam ser regadas e movidas diariamente para se manterem saudável. Já outras podem permanecer no mesmo local, com uma rotina mais flexível.

 

MELHORES ESPÉCIES DE PLANTAS PARA CULTIVO EM APARTAMENTO

Após seguir os passos acima para a escolha da sua plantinha, chegou a hora de conhecer algumas espécies que podem enfeitar e dar mais vida ao seu apartamento.

Em geral, flores pequenas, suculentas e cactos são as espécies mais escolhidas por quem mora em apartamentos. Inclusive, cactos e suculentas são ideias para que não dispõe de muito tempo pois não precisam de regas diárias e nem de grandes vasos.

Algumas plantas de porte médio também são bastante requisitadas para apartamentos, como a espada de São Jorge e suas variantes. Essa espécie cresce voltada para cima e se adaptam a vasos médios que podem ser colocados no chão ou em paredes, elas não precisam de regas muito frequentes e se mantém saudável em ambientes de pouca luz.

As espadas de São Jorge quando combinadas com Lírios ou Copos de Leite ficam lindas, tendem a crescer no mesmo tamanho e os cuidados são os mesmos. Outras plantas como:

- Mini cacto;

- Rosa de Pedra;

- Palmeira-ráfia;

- Violeta;

- Begônia;

- Pau-d’àgua;

- Camedórea-elegante;

- Palmeira leque;

- Lírio da paz.

E outras da mesma família são as que mais se adaptam à apartamentos, seu tamanho e o modo de cultivo beneficiam quem adora manter o verde natural pelos cantos.

 

Terrários

Os terrários são opções fáceis de fazer e que ficam muito elegante abrigando plantas pequenas, além de se adequar ao pouco espaço dos apartamentos.

Alguns terrários podem ser feitos em garrafas pets, tigelas, aquários redondos, aliás, aproveite para soltar sua criatividade para criar diferentes tipos e modelos de terrários.

Os terrários, geralmente, abrigam plantas menores, mas dependendo do que você for utilizar, as plantas de porte médio também de adaptam muito bem.

 

Folhagens

Uma escolha que também pode ser utilizada em apartamentos são as folhagens, como samambaias, acácias e aspargos. Elas se adaptam em vasos e suas palmas crescem “caídas”, em formato de cascata.

As folhagens de vaso são bem fáceis de cultivar quanto a suculentas e são muito resistentes e desenvolvem no ambiente de luz moderada. As folhagens necessitam de maior limpeza, podar as folhas mais velhas pelo menos uma vez na semana.

 

COMO CUIDAR DE PLANTAS EM APARTAMENTO

O cuidado com plantas de pequeno e médio porte não tem nenhum segredo. Para que sua plantinha cresça com saúde listamos aqui algumas dicas que irão te auxiliar nesse processo. Veja quais são:

- Para as plantas que nascem em vasos, é uma boa a utilização de um prato com areia na base para evitar vazamento de água, inclusive a dengue, e para manter a umidade por mais tempo;

- Deixe as plantas próximo a janelas, elas irão receber um pouco de luz diariamente, o mesmo procedimento deve ocorrer com as plantinhas que precisam de luz moderada;

- Sempre tire as folhas e flores que já morreram, para evitar algum tipo de fungo que possa vir a contaminar a parte viva da sua plantinha;

- Para suculentas e cactos, a rega deve ser feita de forma ameno, um borrifador seria a melhor opção para umedecê-la, sem encharcar a terra;

- Mantenha a terra sempre úmida, mas não a encharque.

 

DICA INFALÍVEL!

Muitas pessoas se questionam se mesmo sendo plantinhas em pequenas quantidades precisam adubar, e a resposta é sim! Os adubos provem de nutrientes essenciais para o crescimento saudável da sua planta. Por isso, separamos algumas sugestões de adubo bem fáceis de fazer, olha só:

 

Adubo com Cascas de banana, mamão e melancia

As cascas da banana, do mamão (incluindo as sementes) e da melancia geralmente são partes jogadas fora. Mas, para quem tem planta, elas podem continuar alimentando perfeitamente. Por serem ricas em fósforo e o potássio, são ótimas para serem trituradas e acrescentadas à terra das suas plantas, sempre em pequenas quantidades por vez. O mesmo pode ser feito com as cascas de alguns vegetais como abóbora, cenoura, batata e chuchu.

Dica: Lembre-se de misturar muito bem as cascas trituradas à terra. Isso evita aquela camada apenas de casca e, assim, mantém longe pequenos insetos que podem ser atraídos pela mistura.

 

Cascas de ovos

Um tipo de adubo mais "seco" e muito saudável para as plantas é o feito com casca de ovo triturada. Essa mistura é muito rica em cálcio e potássio, o que ajuda o desenvolvimento de diversas espécies.

E não tem segredo, deixe a casca secar bem e depois triture até que vire uma farinha. Depois é só colocar em volta das plantas. Com essas duas dicas, a terra de seu canteiro, terrário e vasos ficará muito mais rica e isso refletirá diretamente na cor das folhas, flores e no crescimento de suas plantas.

Siga nossas dicas e veja suas plantinhas mais saudáveis do que nunca, qualquer dúvida, fale com a gente. Somos uma plataforma de gestão de condomínios com amplas funcionalidades com total expertise para ajudar você nessa missão tão importante!

 

 

Experimente Grátis Calculadora

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo