CERTIFICAÇÃO PARA SÍNDICO, VALE A PENA? - Wecondo
Já é Cliente? (35) 9 8831-3867
Não é Cliente? (35) 3292-4700

CERTIFICAÇÃO PARA SÍNDICO, VALE A PENA?



CERTIFICAÇÃO PARA SÍNDICO, VALE A PENA?


Se você já atua como síndico, síndico morador ou está pensando em ingressar na área condominial, não pode deixar de lado sua capacitação como síndico profissional. Uma coisa é certa: apenas profissionais qualificados irão ter mais chances na carreira.

A responsabilidade de ambos, certificados ou não, são as mesmas, no entanto o síndico profissional terá conhecimento qualificado e será treinado para enfrentar todas as situações de forma especializada. E para você que deseja se tornar um síndico profissional, listamos aqui, alguns passos que irão te direcionar nessa caminhada.

 

O QUE É CERTIFICAÇÃO PARA SÍNDICOS?

Antes de começar, devemos explicar sobre o que é a certificação para síndicos. Certificação para síndico é uma forma de provar que aquela pessoa passou por aulas e exames que o capacitou para ser um profissional de sucesso e experiente. Ser um síndico profissional, é ser muito bem visado no mercado condominial. Questões como essa, tem grande relevância na hora da contratação.

A maioria das certificações que estão disponíveis no mercado, incluem aulas, online ou não, sobre questões relacionadas ao dia a dia da gestão condominial. A formação aborda temas como: legislação, resolução de conflitos, contabilidade, atribuições do síndico e noções básicas sobre administração.

 

VALE A PENA INVESTIR NA CERTIFICAÇÃO PARA SÍNDICO?

Agora você já sabe o que é certificação para síndico, e deve estar se perguntando: Vale a pena ou não investir na minha capacitação? Para responder essa pergunta, vamos mostrar a você alguns números de grande importância:

Segundo dados divulgados pela ABRASSAP (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais) mais de 68 milhões de pessoas residem em condomínios no Brasil, e os mesmos são geridos por mais de 421 mil síndicos, que movimentam cerca de R$ 165 bilhões de reais anualmente.

Em 2015, os síndicos profissionais representavam 5% do mercado brasileiro, em três anos esse número cresceu para 28%, ou seja, o mercado de síndicos profissionais teve um aumento de 500%. A medida em que os anos vão passando os condomínios se integram cada vez mais à tecnologia e inovação, o que torna a formação do síndico essencial para acompanhar esse ritmo. Isso faz com que os síndicos tenham em mãos as melhores soluções e ferramentas para a sua gestão condominial.

A certificação do síndico profissional traz consigo muitas vantagens:

  • Destaque no mercado, muitas pessoas que realizam a contratação de um síndico exigem ou preferem aqueles que tem experiência e formação na área. Ao investir na sua capacitação, você estará investindo no seu futuro;
  • Você garante e convence seus clientes e moradores do condomínio que está capacitado para área, que realizará o melhor trabalho e fará o que for necessário para o bem-estar de todos;
  • Melhor chance salarial, ao se tornar um síndico profissional, suas chances de se empregar com um salário qualificado aumentam;
  • O síndico morador ao se qualificar, pode oferecer seus serviços a outros condomínios.

Avaliando esses pilares, chegamos à conclusão de que investir em um processo de capacitação para síndico, é uma excelente escolha.

 

É OBRIGATÓRIO POSSUIR UMA CERTIFICAÇÃO PARA EXERCER A FUNÇÃO DE SÍNDICO?

Para atuar como síndico não é obrigatório possuir uma certificação, segundo o Artigo 1347 do Código Civil define que qualquer pessoa, seja morador ou não, pode exercer a função de síndico. Entretanto, quanto mais capacitado a pessoa destinada aquele cargo for, melhor será sua gestão do condomínio em questão.

O condomínio ou a construtora que abre contratação para este cargo, optam por segurança, valorização do patrimônio, saúde financeira e tem a intenção de evitar ações judiciais, dão preferência ao síndico profissional, pois sabem que aquele profissional é capacitado para arcar com tudo isso.

 

QUAIS AS HABILIDADES QUE UM SÍNDICO PROFISSIONAL DEVE TER?

O síndico profissional, além da capacitação técnica o síndico profissional deve ter algumas habilidades que levarão ele ao sucesso no condomínio:

  • Inteligência emocional para resolver conflitos e lidar com crises;
  • Disciplina para trabalhar com o que for necessário;
  • Organização para gerir os condôminos e evitar ao máximo o desagrado dos mesmos;
  • Saber o que é necessário e o que não é para tais momentos;
  • Boa comunicação para cultivo do relacionamento entre condôminos e funcionários;
  • Ter boa administração das demandas do condomínio e moradores;
  • Colocar assuntos em pauta que acrescentarão ao condomínio e evitar aleatoriedade em assembleias;
  • Saber gerenciar o capital financeiro do condomínio.

 

COMO ESCOLHER UMA BOA CERTIFICAÇÃO PARA SÍNDICO?

Muitos são os cursos profissionalizantes para as áreas condominiais, por isso é de grande importância você saber no que quer se especializar. Primeiro, defina qual será sua principal área de atuação:

  • Quero ser síndico no meu próprio condomínio?
  • Desejo atuar em outro condomínio?
  • Quero ser terceirizado por uma administradora?

Ao definir sua área de atuação, você deve avaliar quais as melhores formações para tais áreas e definir em qual área quer se especializar se for da sua vontade:

  • Desejo ser especializado gestão condominial financeira;
  • Quero atuar em dois condomínios diferentes;
  • Pretendo ser um síndico que forma outros síndicos.

Através desses questionamentos você saberá buscar o curso que irá te capacitar para a área de atuação que deseja. Como dissemos no início, muitos desses cursos profissionalizantes podem ser realizados online ou presencialmente, e em alguns casos chegam a ser gratuitos.

 

O MAIOR ALIADO DO SÍNDICO

A rotina e demanda de atividades de um síndico, é enorme. E para que nada se perca e seu trabalho seja cada vez mais de excelência, um sistema de gestão condominial torna-se seu maior aliado.

Ter visão ampla de todo seu trabalho em um único lugar é uma grande vantagem ao profissional, assim, o síndico pode gerir seu tempo da melhor maneira trabalhando com segurança, confiança e organização.

Agora que você já sabe o que precisa para ser um síndico de sucesso que tal entrar em contato conosco? Experimente Grátis a Wecondo - a plataforma que irá transformar o seu condomínio em um lugar melhor para você e todos os moradores.

Somos uma plataforma de gestão de condomínios com vasta funcionalidades e temos toda a expertise para ajudar você, síndico ou administradora, nessa missão tão importante!

 

Experimente Grátis Calculadora

LGPD

Lei Geral de
Proteção de Dados

Nosso site coleta informações através de formulários, caso preenchidos por você, além de utilizar cookies, que são informações coletadas a partir do seu navegador de internet.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade .

Estou de acordo