7 atitudes de um síndico de sucesso - Wecondo
Já é Cliente? (35) 9 8831-3867
Não é Cliente? (35) 3292-4700

7 atitudes de um síndico de sucesso



7 atitudes de um síndico de sucesso


1. Mantenha-se atualizado

Um síndico de sucesso é aquele que não se contenta em saber somente o básico sobre a gestão condominial. É, portanto, um profissional atualizado em diversos assuntos como: administração, contabilidade, direito, recursos humanos e sustentabilidade.

O síndico pode ser um morador ou um profissional. Mas, visando uma gestão imparcial para manter a organização e a ordem no ambiente condominial, não há como discordar de que o síndico profissional é uma evolução.
 

Saiba Mais: Síndico Profissional ou Síndico Morador? Qual é o ideal para seu condomínio?
 

Para ambos acasos, seja um síndico profissional ou um síndico morador, eles administram o interesse e patrimônio da coletividade condominial.

Assim, é de extrema importância que todo síndico tenha compreensão e experiência para atender as diversas demanda do seu dia-a-dia.

Logo, para eles manterem-se atualizados é imprescindível que busquem participar de cursos e palestras, além de estar constantemente lendo blogs confiáveis sobre os diversos assuntos condominiais.

2. Ser um moderador

Um síndico de sucesso é aquele que sabe manter uma boa comunicação com os condôminos. Normalmente, desempenha um papel de moderador, agindo assim na resolução de todas as demandas condominiais de forma imparcial.

É essencial que o síndico atue não somente fazendo os condôminos respeitarem as regas e normas condominiais. Mas, demonstre empatia e paciência na resolução dos diversos conflitos. Pois um condomínio é um ambiente diverso e complexo.

Saiba mais:  Os conflitos no condomínio são situações rotineiras, mas como podem ser resolvidos?

3. Prestação de contas transparente

A documentação, registros e notas fiscais são numerosas e extremamente importantes. Eles fazem parte da comprovação de prestação de contas de todo condomínio. Desde a aquisição de materiais, pagamento de serviços gerias como até mesmo o controle do pagamento das taxas condominiais pelos moradores.

Assim, o síndico ou administradora condominial só conseguirá realizar prestação as contas tendo em mãos todo os dados da gestão financeira.

Saiba Mais: Os casos de inadimplências aumentaram muito durante a pandemia

Saiba Mais: Como calcular a taxa de condomínio?

4. Ser muito organizado

Devido ao grande número de tarefas e responsabilidades é praticamente impossível ser um síndico de sucesso sem ter uma boa organização. Pois, sem ela os diversos documentos, atividades e a rotina de trabalho estariam comprometidas.

Um síndico como uma boa gestão administrativa terá amplo controle do condomínio e desse modo fará uma gestão profissional com organização e praticidade. Focado sempre na melhoria do condomínio.

5. Comunicação Rápida e Transparente

O síndico é o grande maestro do condomínio. Sem sua presença ditando o ritmo e o fluxo das atividades seria um completo caos. E o outro pilar que sustenta o sucesso do síndico é a comunicação efetiva.

Para se comunicar de forma eficiente ele pode utilizar comunicados e circulares nas áreas comuns para manter todos informados. No entanto, o avanço tecnológico permite uma melhor opção para manter uma linha de comunicação com mais transparência entre síndico e condôminos.

Atualmente, muitos síndicos fornecem seus e-mails, criam grupos de Whatsapp para atendimento, comunicação e recebimento de sugestões. Mas, há ainda softwares e plataformas de gestão condominial que são uma boa opção para facilitar e agilizar essa tarefa.

Experimente Grátis- Você pode transformar o condomínio em um lugar melhor, com mais informação para os moradores e comunicação eficiente.

6. Segurança

Por definição, segurança é: “situação do que está seguro, afastado do perigo, protegido, condição marcada por uma sensação de paz e tranquilidade”.

Nos dias de hoje, existem vários casos de assaltos, invasões de propriedade, sequestros entre outros crimes que vemos em programas jornalísticos ou até que presenciamos no nosso dia-a-dia.

Deste modo, cabe o síndico juntamente com a equipe de segurança definir um protocolo de segurança para evitar ressico ao condomínio. Evitando assim, as situações de invasões, roubos ou outros possíveis imprevistos que irão colocar a segurança de todos em risco.

Saiba Mais: Como ter maior segurança no condomínio

7. Investir em tecnologia

A rotina e demanda de atividades de um síndico, em sua maioria, é enorme. Além da exigência de um controle rígido de uma grande quantidade de dados.

Para o síndico realizar sua prestação de contas é preciso que todos documentos estejam arquivados, como por exemplo: notas fiscais, documentação trabalhista, atas de assembleias e etc. além disso, é preciso lidar com o dinheiro de todos contribuintes para fazer uma gestão financeira transparente. Por isso, ter a tecnologia como aliada é algo extremamente necessário.

Assim, há diversos sistemas, plataformas e aplicativos para administradores de condomínios que facilitam e simplificam a gestão condominial e a prestação de contas.

Agora que você já sabe o que precisa para ser um síndico de sucesso que tal entrar em contato conosco?

Experimente Grátis a Wecondo - a plataforma que irá transformar o seu condomínio em um lugar melhor para você e todos os moradores.

Somos uma plataforma de gestão de condomínios com vasta funcionalidades e temos toda a expertise para ajudar você, síndico ou administradora, nessa missão tão importante!

Se você gostou desse artigo aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber por e-mail novos conteúdos sobre gestão, inovação e vivência em condomínios!

 

 

 

Experimente Grátis Calculadora

LGPD

Lei Geral de
Proteção de Dados

Nosso site coleta informações através de formulários, caso preenchidos por você, além de utilizar cookies, que são informações coletadas a partir do seu navegador de internet.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade .

Estou de acordo