Muito além de sabão, máscaras e álcool em gel - Wecondo
Já é Cliente? (35) 9 8831-3867
Não é Cliente? (35) 3292-4700

Muito além de sabão, máscaras e álcool em gel



Muito além de sabão, máscaras e álcool em gel


Através das pesquisas disponíveis já se sabe que a transmissão se dá por contato com secreções contaminadas, como:

- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;

Quais orientações do Ministério da Saúde para a prevenção do Covid-19?

Diante da interminável crise do covid-19 o Ministério da Saúde, publicou no dia 19 de junho, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 1.565. Ela é responsável por estabelecer as orientações gerais para garantir o retorno gradativo das atividades para que tudo transcorra de forma: segura, monitorada e dinâmica.

O secretário-executivo substituto, Elcio Franco, em seu pronunciamento afirmou:

“A portaria é resultado do trabalho conjunto do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Consaems). São orientações amplas, que atendem e orientam qualquer atividade, desde uma reunião de condomínio até os espaços públicos. Elas servirão de apoio ao gestor para quando for flexibilizar as ações de distanciamento, consiga, com medidas de prevenção, mitigar a contaminação coletiva da população. Também a partir da avaliação epidemiológico e capacidade de resposta da rede de saúde, o gestor poderá dar um passo atrás, caso haja aumento de casos”.

Em resumo, a Portaria Nº 1.565 estabeleceu:

-Medidas de Higiene, Ventilação, Limpeza e Desinfecção a serem adotadas individualmente e por todos os setores de atividade.

-Assim, como reforçar os procedimentos de limpeza e desinfecção com produtos desinfetantes, devidamente aprovados pela ANVISA, em todos os ambientes, superfícies e equipamentos, minimamente no início e término das atividades.

Quais as medidas de prevenção indicadas?

- Distanciamento social,

- Etiqueta respiratória

- Higienização das mãos,

-Uso de máscaras, limpeza

-Desinfeção de ambientes

-Isolamento domiciliar de casos suspeitos e confirmados,

Qual tempo de sobrevivência do vírus Sars-CoV-2?

Um estudo recente, publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que o vírus é viável por até:

- 72 horas em plásticos e aço inoxidável,

- 24 horas em papelão

- 4 horas em cobre.

- 40 minutos até 2h30min no ar

Entretanto, a quantidade de vírus existentes nas superfícies reduz com o passar das horas, reduzindo assim o risco de contaminação.

Quais os principais cuidados em condomínios?

O mais importante é evitar tocar em superfícies com as quais muitas pessoas têm contato, o que inclui: mesas, bancadas, maçanetas, interruptores, telefones, teclados, torneiras etc.

- Interfones e corrimãos da escada podem estar contaminados?

Analisando o contexto, podemos considerar essas superfícies com alto risco de estarem contaminadas. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com a limpeza.

- Os elevadores apresentam risco de contaminação?

Assim como as demais áreas e superfícies, o ideal é manter a higienização do elevador com os produtos desinfetantes.

Outra medida necessária nesse contexto é evitar ambientes de aglomeração como pode ocorrer em dentro de um elevador cheio.

- Como cuidar do salão de festas, piscina e outras áreas comunitárias?

Como disposto na norma, é essencial evitar aglomerações. Por isso, espaços como salão de festas, playgrounds e piscina devem permanecer fechados para evitar a grande concentração de pessoas.

- As lixeiras comunitárias do condomínio apresentam riscos?

 Como já citado, a transmissão do Covid-19 se dá por contato com secreções contaminadas. Portanto, quando uma pessoa está transportando lixo é indispensável a completa higienização das mãos depois do descarte do lixo.

Ações complementares para mitigar a pandemia

Além das medidas sanitárias estabelecidas nessas normativas é essencial se precaver. A recomendação do diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, é: "teste, rastreie, isole e faça quarentena". Por isso o acompanhamento dos sintomas é uma ação complementar às medidas básicas já implementadas. Portanto, é evidente que o uso de tecnologia é parte fundamental para auxiliar a tomar todas precauções para que, nesse momento delicado, as pessoas tenham o mínimo de uma rotina segura e saudável.

Foi devido esse motivo que criamos o aplicativo de Acompanhamento do Covid-19 para condomínios.

Recurso Gratuito para Acompanhar o Covid-19 em Condomínios

O recurso da Wecondo está disponível em nossa plataforma gratuitamente!

Onde, através de formulários a população condominial pode responder perguntas quanto aos sintomas e práticas de quarentena.

Estas respostas são relacionadas a um algoritmo desenvolvido especialmente para acompanhar o avanço da epidemia no ambiente condominial e entre seus integrantes.

As medidas indicadas pelo Ministério da Saúde devem ser utilizadas de forma integrada, a fim de prevenir e controlar a transmissão da COVID-19.

Desta forma, a Wecondo está na luta contra a pandemia, apoiando todos condomínios e os auxiliando a tomar todas precauções para que, nesse momento delicado, as pessoas tenham o mínimo de uma rotina segura e saudável do convívio social.

Experimente Grátis Calculadora

LGPD

Lei Geral de
Proteção de Dados

Nosso site coleta informações através de formulários, caso preenchidos por você, além de utilizar cookies, que são informações coletadas a partir do seu navegador de internet.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade .

Estou de acordo