Saiba quais são as diferenças nas funções de síndico e zelador - Wecondo
Já é Cliente? (35) 9 8831-3867
Não é Cliente? (35) 3292-4700

Saiba quais são as diferenças nas funções de síndico e zelador



Saiba quais são as diferenças nas funções de síndico e zelador


O especialista em condomínios Ricardo Karpat ressalta que o mais importante é entender que o zelador atua no condomínio para garantir que o planejamento realizado pelo síndico funcione da melhor maneira possível.

Sendo assim, o zelador é responsável por verificar o andamento diário do prédio, supervisionar os funcionários, cuidar da manutenção e informar o síndico caso alguma atividade prevista não possa ser realizada. 

O síndico faz o planejamento e prevê certas eventualidades. Alguns dão mais autonomia para que os zeladores possam resolver por conta própria os problemas, enquanto outros preferem centralizar todas as decisões, disse Karpat. 

Para a síndica profissional Priscilla DOnófrio, o zelador atua como se fosse os olhos do síndico.
Priscilla afirma que a falta de clareza sobre os deveres de cada funcionário faz com que as responsabilidades possam ser confundidas. Um síndico não pode colocar a culpa no zelador por um planejamento que não foi realizado. Do mesmo modo, se o zelador não sabe qual tipo de produto usar para fazer uma limpeza, é o síndico quem deve ir atrás da informação, diz.

O especialista em condomínios Stefan Jacob disse que o zelador executa aquilo que for decidido pelo síndico. Em caso de obras em condomínios, por exemplo, o síndico é responsável por toda a negociação. Mas, no dia a dia, é o zelador quem acompanha, afirmou.

O síndico pode colocar em votação um item que não consta na pauta da assembleia?

Segundo a advogada Marta Pessoa, assessora jurídica do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), a ordem do dia da assembleia deve ser clara, objetiva e precisa. Segundo ela, devem ser evitados expressões como assuntos gerais de interesse do condomínio ou ainda questões diversas, por falta de clareza. Porém, caso seja discutido assunto que não constava da ordem do dia, a decisão será nula, conforme prevê a legislação atual. "Em outras palavras, não se admite a deliberação, tampouco a votação, de assuntos que não estiverem claramente na ordem do dia da assembleia", disse. 

O condomínio é obrigado a ter um professor de educação física na academia?

O advogado e síndico profissional Sidney Spano disse que os condomínios não são obrigados a manter um professor de educação física na academia porque não existe determinação legal para isso. Porém, segundo ele, o condomínio até pode ter um professor se isso foi votado e aprovado em assembleia pela maioria dos presentes. "Neste caso, esse professor pode ser contratado diretamente, o que não é usual, ou contratado por uma empresa de assessoria esportiva. Mas não existe a obrigatoriedade de os condomínios contratarem ou manterem professor em suas academias", afirmou. 

Experimente Grátis Calculadora

LGPD

Lei Geral de
Proteção de Dados

Nosso site coleta informações através de formulários, caso preenchidos por você, além de utilizar cookies, que são informações coletadas a partir do seu navegador de internet.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade .

Estou de acordo