O que é uma Startup? O exemplo Wecondo - Wecondo
Já é Cliente? (35) 9 8831-3867
Não é Cliente? (35) 3292-4700

O que é uma Startup? O exemplo Wecondo



O que é uma Startup? O exemplo Wecondo


Wecondo

A Wecondo é uma Startup que nasceu, de forma despretensiosa, para solucionar algo simples, mas sistemático que é gestão de condomínios. Portanto, com um olhar mais humano nossa base de criação foi entender os desafios de um condomínio e criar soluções simplificadas que pudessem ajudar síndicos, moradores e administradoras.

A Wecondo desenvolveu uma plataforma com suporte exclusivo para manter a eficiência da gestão do condomínio, com recursos intuitivos e conectados com as necessidades de cada condomínio e seus moradores.

Como se sabe um condomínio é “considerado uma pessoa jurídica sem fim lucrativo, com receita promovida pela cota condominial, que é uma quantia cobrada para cada unidade do condomínio, e tal arrecadação é voltada principalmente para a manutenção e desenvolvimento do próprio”.

Logo, a realidade é que um condomínio funciona como uma empresa ou uma microcidade, com complexidades iguais e desafios igualmente grandes.

Os responsáveis pela gestão administrativa do condomínio são síndico ou administrador do condomínio é o responsável pela gestão de um ou mais edifícios (condomínio). 

Deste modo, a plataforma de gestão Wecondo é mais eficaz e transparente, propiciando diminuição de custos, valorizando o imóvel e trazendo satisfação e tranquilidade aos integrantes do condomínio. Ela está disponível 100% online e permite o compartilhamento de informações que transformam completamente o ecossistema condominial.

Mas o que é uma Startup?

Segundo o Sebrae, Startup “significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro”.

Já a Startse define Startup como: “uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas”.

Portanto, a Wecondo se enquadra em ambas definições. Afinal, somos um grupo de pessoas, em um cenário de incertezas e estamos apresentando soluções a serem desenvolvidas, especificamente, para facilitar a administração de condomínios.

Inicialmente, tivemos um tempo de análise e maturação para entender qual seria nosso papel e como seriamos um verdadeiro colaborador na luta do síndico, da gestora e de moradores. Consequentemente, criamos o MVP, como é chamado produto mínimo viável e validamos para saber se estávamos realmente gerando valor para eles.

Após, essa análise, vimos como um condomínio sem gestão pode agravar saúde, gerar estresses e criar conflitos entre todos os integrantes do local.

Um processo muito comum no desenvolvimento de Startups é o processo de aceleração. E para a Wecondo a etapa de aceleração está sendo realizada pela We Impact, que está sob chefia da MICROSOFT.

Aceleração e Iniciativa Women Entrepreneurship (WE)

Recentemente, foram selecionados 18 startups para o programa Women Entrepreneurship.

Para participar da seleção era preciso ter pelo menos uma mulher como sócia fundadora do empreendimento. Pois, devido às grandes discrepâncias entre os gêneros a WE tem como foco apoiar as startups com presença feminina para que elas consigam expandir seus negócios rapidamente e de forma exponencial. Infelizmente, as mulheres no mundo corporativo dificilmente são reconhecidas como lideranças, mesmo em altos cargos, elas ainda têm receios ou ainda sofrem preconceitos.

Diversos estudos revelam que, quando as mulheres empreendem, além de buscarem por lucro, fazem isso para terem satisfação pessoal e, principalmente, para que possam trazer algo de bom para o mundo. Sendo assim, é uma busca legitima, altruísta e benéfica à sociedade, bem como também à economia.

Assim, o objetivo de mudar esse cenário de desequilíbrio e ajudar as mulheres brasileiras a desenvolverem seus empreendimentos inovadores é a principal missão da iniciativa Women Entrepreneurship (WE). Sendo um projeto que faz parte de uma série de ações concebidas pela Microsoft que visa estimular o desenvolvimento e a democratização do uso da tecnologia no Brasil. Incentivando a criação de projetos que gerem um impacto social sustentável no país.

A WE no Brasil é representada pela We Impact - uma startup - que tem como foco principal tornar o Brasil uma referência em empreendedorismo feminino de base tecnológica. Portanto, ao final do processo, haverá um grande aporte de investindo de capital (financeiro e estratégico) para o protagonismo feminino em startups.                                      

A iniciativa chega ao mercado nacional para transformar uma realidade onde atualmente apenas 2% dos sócios das startups brasileiras são mulheres.

O “Fundo We permitirá o aporte de cerca de R$500 mil a até R$5 milhões.

O primeiro processo de desenvolvimento das selecionadas já está em andamento.  Houveram cerca de 924 inscritas em todo país. E dentre as selecionadas no processo seletivo nacional, destaca-se a empreendedora Etiene Rocha de Alfenas, Sul de Minas Gerais. Uma apaixonada por tecnologia e inovação. Além de fundar a AdaptWeb também é sócia nas startups: Wecondo e Car&Cia.

Panorama atual

Diante do atual cenário é evidente que as relações sociais devem se adaptar e reinventar. Mais do que natural, a rotina de cada cidadão foi completamente afetada.

Para tentar superar as consequências da crise devido o covid-19. O Ministério da Saúde publicou, no dia 19 de junho, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 1.565.

Ela é responsável por estabelecer as orientações gerais para garantir o retorno gradativo das atividades para que tudo transcorra de forma: segura, monitorada e dinâmica.

Diante disto, ficou evidente a necessidade de observação e monitoramento da situação, mas também a avaliação periódica no âmbito loco-regional. Para que, baseado nesses dados, seja possível estabelecer um panorama mais assertivo sobre:

- O cenário epidemiológico da Covid-19;

- Da capacidade de resposta da rede de atenção à saúde;

- As orientações emitidas pelas autoridades locais e órgãos de saúde.

Tais orientações tem como principais objetivos: à prevenção, o controle e à mitigação da transmissão da Covid-19.

Avanços disruptivos- Monitoramento Covid-19

Pensando em contribuir e elaborar com medidas preventivas para os condôminos e assim estabelecer um cenário de maior segurança. A Wecondo inovou e elaborou uma atualização, em sua plataforma de gestão condominial, para o monitoramento de casos de covid-19 em condomínios.

O monitoramento estará disponível gratuitamente, facilitando a comunicação, levando a cada condomínio mais transparência e tornando toda resolução de demandas mais simples e agradável.

Como sabe-se uma das principais incógnitas, a respeito da pandemia, é como o vírus vai evoluir diante das medidas implementadas para controlar a pandemia.

O monitoramento Wecondo de covid-19 desenvolvido especialmente para monitorar o avanço da epidemia no ambiente condominial e entre seus integrantes, conta com:

- Vigilância permanente

Essa nova funcionalidade na plataforma Wecondo garante a vigilância permanente dentro do condomínio, assim ele poderá mostrar informações diárias da situação do condomínio

- Push de conscientização

Com os dados do monitoramento é possível informar de forma lúdica e também conscientizar uma de forma mais assertiva quais as melhores medidas a serem adotadas no ambiente condominial.

- Metodologia Científica

O monitoramento Wecondo de Covid-19 baseia-se na metodologia de notificação adotada pelo Ministério da Saúde.

Experimente Grátis Calculadora

LGPD

Lei Geral de
Proteção de Dados

Nosso site coleta informações através de formulários, caso preenchidos por você, além de utilizar cookies, que são informações coletadas a partir do seu navegador de internet.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade .

Estou de acordo