Construtora e seus deveres junto aos condôminos - Wecondo
Já é Cliente? (35) 9 8831-3867
Não é Cliente? (35) 3292-4700

Construtora e seus deveres junto aos condôminos



Construtora e seus deveres junto aos condôminos


Assim como quaisquer outros bens o condomínio deve conter uma garantia, mas para determinar o responsável por falhas ou pequenos defeitos não é muito simples. Por isso é necessário ter uma assessoria técnica!

O condomínio deve manter o habito de realizar manutenções periódicas e seguros obrigatórios descritos na legislação para não perder seus direitos.

Prazo de Validade

Por uma junção de determinações do Código Civil e do Consumidor e por jurisprudências as construtoras devem oferecer no mínimo 5 anos de garantia aos seus compradores.

Essa garantia é válida tanto para:

  • VÍCIOS APARENTES: também denominado vício de fácil constatação (percepção), é aquele que aparece no singelo uso e consumo do produto ou serviço.
    • Exemplo: reboco estufado.
  • VÍCIOS OCULTOS: só são descobertos com o passar do tempo, geralmente acoplados internamente em uma estrutura ou nas últimas linhas de um contrato.
    • Exemplo: encanamento.

A validade da garantia deve começar a partir da data de entrega ou da certidão do habite-se.

Certificação

A entrega do condomínio deve ser integral conforme estruturada na realização do projeto. Os documentos devem ser anexados pelo síndico. E a construtora deve proporcionar a cada comprador uma lista dos projetos, que foram entregues juntamente com a obra e os vencimentos de cada garantia. Antes de assinar o contrato certifique-se de que a garantia está estabelecida de maneira clara e objetiva.

 Precauções da Garantia

 O acompanhamento da garantia conforme foi estipulado, deve ser realizado uma comissão entre moradores para eleger o sindico que irá acompanhar de forma ágil. E realizar o monitoramento se tudo que foi realizado está de acordo com o projeto.

A averiguação no condomínio deve ser realizada antes da ocupação de seus residentes. Desta forma as garantias se mantem válidas, se o condomínio apresentar impasses, o recebimento pode ser negado até que sejam retificados. A garantia fornecida pela construtora não é ilimitado e refere-se apenas aos vícios e defeitos de construção.

Em uma possível contratação de inspeção, é conveniente que o sindico realize uma vistoria na edificação. Verificar se existe rachaduras, problemas nas instalações elétricas e hidráulica e outras áreas externas do condomínio. Também é adequado solicitar para o condômino inspecionar sua unidade e relatar ao sindico.

Observação: Consulte as restrições e as exceções de melhoria, durante os cinco anos iniciais que podem tirar a validade da garantia da construção, por alterar os itens assegurados.
 Inspeções

A contratação de uma empresa de laudos e pareceres ou de averiguação predial é importante para garantir seus direitos.

Experimente Grátis Calculadora

LGPD

Lei Geral de
Proteção de Dados

Nosso site coleta informações através de formulários, caso preenchidos por você, além de utilizar cookies, que são informações coletadas a partir do seu navegador de internet.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa Política de Privacidade .

Estou de acordo